Curso Resgate do Movimento: Abordagem Baseada em Sistemas Dinâmicos (Controle Motor, Sistema Dinâmicos, Biomecânica de Exercícios)

Curso Resgate do Movimento: Abordagem Baseada em Sistemas Dinâmicos (Controle Motor, Sistema Dinâmicos, Biomecânica de Exercícios)

Data do curso:
02 e 03 de Outubro de 2021
10 X
R$ 96,00

Objetivo:

A teoria dos sistemas dinâmicos tem recebido bastante atenção como uma base de  fundamental no campo do controle motor. Essa abordagem considera que seres humanos são sistemas abertos, complexos e que os padrões de movimento observáveis são respostas auto-organizadas que emergem a partir da interação entre as restrições do indivíduo, da tarefa e do ambiente.

Esse curso tem como objetivo oferecer ao profissional do movimento uma linha de raciocínio para melhor compreender os padrões de movimento apresentados pelo seu paciente/aluno. Os profissionais que realizarem o curso serão capazes de desenvolver estratégias de montagem de programas de treinamento e reabilitação, com base nas teorias dos sistemas dinâmicos / complexos.

Ementa:

CURSO OFICIAL do Resgate do Movimento: http://www.resgatedomovimento.com/

Portal com mais de 60.000 seguidores em suas redes sociais, a difusão do conhecimento do movimento humano funcional para fisioterapeutas e profissionais de educação física.

O movimento humano pode ser compreendido como a interação entre o individuo (aspectos intrínsecos) o ambiente (aspectos extrínsecos) e a tarefa que estamos realizando.

Os aspectos intrínsecos irão compreender a interação entre todas as variáveis internas ao indivíduo que podem gerar alterações no movimento: as variáveis fisiológicas, biomecânicas e neuromusculares. Todos esses aspectos sofrem adaptações conforme as experiências motoras que vivenciamos ao longo de nossa vida: como as lesões teciduais e estruturais, as habilidades adquiridas através de atividades físicas, e inclusive todas as horas sentados na cadeira estudando ou deitado no sofá vendo televisão. Esses aspectos reproduzem muito fielmente a nossa qualidade e quantidade de recursos motores atuais e respondem a pergunta de “como” o nosso sistema nervoso realiza e controla os nossos movimentos.

Os aspectos extrínsecos refletem a variáveis externas ao indivíduo que também podem gerar alterações no movimento. As informações sensoriais, a força de reação do solo e a força da gravidade, são exemplos de algumas dessas variáveis capazes de gerar adaptações internas. Todos esses aspectos são fundamentais para que o nosso sistema nervoso garanta a nossa orientação no espaço e o equilíbrio postural.

Por exemplo, um indivíduo que tenha dificuldade de evitar o valgo do joelho ao contato do pé no solo durante a marcha ou a corrida, pode apresentar uma adaptação intrínseca (neuromuscular e biomecânica) insuficiente aos aspectos extrínsecos (força de reação do solo). E isso pode indicar, dependendo do contexto do individuo, um risco de lesão no joelho.

Esse curso propõe analisar os aspectos intrínsecos e extrínsecos do movimento sob uma ótica pedagógica dos sistemas musculares globais de estabilização do nosso corpo, para delinear estratégias de exercícios corretivos capazes de gerar uma adaptação neuromuscular mais saudável nesses indivíduos com prejuízos no controle do movimento funcional.

Os participantes irão aprender, a partir de suporte teórico sobre o controle do sistema de movimento humano, a identificar padrões motores e montar um perfil funcional de seus pacientes / alunos. Além disso, irão experimentar um raciocínio em relação a regressões e progressões de movimento a fim de gerar novos recursos biomecânico e neuromusculares no sistema nervoso de seus clientes.

Conteúdo Programático:

PRIMEIRO DIA – TURNO DA MANHÃ (TEÓRICO)

  • REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO ATUAL: PRECISAMOS DE UMA NOVA PERSPECTIVA?
    Discussões à respeito do modelo de raciocínio linear e reducionista x o modelo baseado em teorias da complexidade.
  • O ESTUDO DAS CIÊNCIAS DO MOVIMENTO
    As contribuições de Bernstein para os estudos do controle motor: Graus de liberdade e o papel funcional da variabilidade motora.
  • PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DOS SISTEMAS DINÂMICOS
    Introdução aos conceitos de auto-organização, restrições, estados atratores e padrões.

PRIMEIRO DIA – TURNO DA TARDE (TEÓRICO/PRÁTICO)

  • AVALIAÇÃO DO MOVIMENTO COM BASE NA PERSPECTIVA DOS SISTEMAS COMPLEXOS
    Identificação de estados atratores em padrões de movimentos funcionais e esportivos. Dor e movimento. Desenvolvendo um perfil funcional do aluno/ paciente. Aplicando conceitos na prática: prática de exercícios.

SEGUNDO DIA – TURNO DA MANHÃ (TEÓRICO/PRÁTICO)

  • DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO COM BASE NA PERSPECTIVA DE SISTEMAS COMPLEXOS
    Revisão de conceitos. Abordagem baseada em restrições. Imprevisibilidade. Discussão de cases específicos (reabilitação, prevenção e treinamento). Prática de exercícios.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais de Educação Física
Fisioterapeutas
Formandos nas áreas a partir do 5º período

CARGA HORÁRIA

16 Horas / aulas

RECURSOS DO CURSO

Café e água

Sim

Coffee break

Sim

Apostila

Sim

Certificado

Sim

Material de Apoio

Sim

PERMITIDO USO DE:

Máquina fotográfica

Sim

Filmadoras

Sim

Gravadores

Sim

× Como posso te ajudar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday