Curso Abordagens em Neurociências do Movimento Humano

Vagas Restantes:

VAGAS LIMITADAS!

Público Alvo:

Profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas e formandos nas áreas a partir do 5º período.

Objetivo:

Esse curso tem como objetivo oferecer ao profissional do movimento uma linha de raciocínio para melhor compreender os padrões de movimento apresentados pelo seu paciente/aluno. Com base nas teorias do controle motor, biomecânica e dos sistemas dinâmicos, os profissionais que realizam o curso são capazes de desenvolver estratégias de montagem de programas treinamento e reabilitação com o objetivo de melhorar a função e diminuir a dor.

Ementa:

CURSO OFICIAL do Resgate do Movimento: http://www.resgatedomovimento.com/

Portal com mais de 60.000 seguidores em suas redes sociais, a difusão do conhecimento do movimento humano funcional para fisioterapeutas e profissionais de educação física.

O movimento humano pode ser compreendido como a interação entre o individuo (aspectos intrínsecos) o ambiente (aspectos extrínsecos) e a tarefa que estamos realizando.

Os aspectos intrínsecos irão compreender a interação entre todas as variáveis internas ao indivíduo que podem gerar alterações no movimento: as variáveis fisiológicas, biomecânicas e neuromusculares. Todos esses aspectos sofrem adaptações conforme as experiências motoras que vivenciamos ao longo de nossa vida: como as lesões teciduais e estruturais, as habilidades adquiridas através de atividades físicas, e inclusive todas as horas sentados na cadeira estudando ou deitado no sofá vendo televisão. Esses aspectos reproduzem muito fielmente a nossa qualidade e quantidade de recursos motores atuais e respondem a pergunta de “como” o nosso sistema nervoso realiza e controla os nossos movimentos.

Os aspectos extrínsecos refletem a variáveis externas ao indivíduo que também podem gerar alterações no movimento. As informações sensoriais, a força de reação do solo e a força da gravidade, são exemplos de algumas dessas variáveis capazes de gerar adaptações internas. Todos esses aspectos são fundamentais para que o nosso sistema nervoso garanta a nossa orientação no espaço e o equilíbrio postural.

Por exemplo, um indivíduo que tenha dificuldade de evitar o valgo do joelho ao contato do pé no solo durante a marcha ou a corrida, pode apresentar uma adaptação intrínseca (neuromuscular e biomecânica) insuficiente aos aspectos extrínsecos (força de reação do solo). E isso pode indicar, dependendo do contexto do individuo, um risco de lesão no joelho.

Esse curso propõe analisar os aspectos intrínsecos e extrínsecos do movimento sob uma ótica pedagógica dos sistemas musculares globais de estabilização do nosso corpo, para delinear estratégias de exercícios corretivos capazes de gerar uma adaptação neuromuscular mais saudável nesses indivíduos com prejuízos no controle do movimento funcional.

Os participantes irão aprender, a partir de suporte teórico sobre o controle do sistema de movimento humano, a identificar padrões motores e montar um perfil funcional de seus pacientes / alunos. Além disso, irão experimentar um raciocínio em relação a regressões e progressões de movimento a fim de gerar novos recursos biomecânicos e neuromusculares no sistema nervoso de seus clientes.

Conteúdo Programático:

– AS LIMITAÇÕES DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO COMUMENTE UTILIZADOS E DO RACIOCÍNIO CAUSA-EFEITO.

– TEORIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS APLICADA À COORDENAÇÃO E AO CONTROLE DO MOVIMENTO:

Abordagem de Newells: Individuo x Tarefa x Ambiente;
Graus de liberdade e variabilidade motora;
Estabilidade motora x Flexibilidade motora;
Controle Postural;
Hipóteses do controle motor: equilibrium point hypotesis e leading joint hypotesis;
Coordination dynamics e o controle de sistemas articulados.

– DEFININDO O MOVIMENTO FUNCIONAL DE ACORDO COM A TEORIA DOS SISTEMAS DINÂMICOS .

Como surgem os padrões de movimento;
Capacidade x demanda;
Recursos dinâmicos ativos x passivos;
Características estabilizadoras x mobilizadoras;
A fadiga como um modulador das variáveis do movimento.

– OS SISTEMAS MUSCULARES GLOBAIS: DESENVOLVENDO UM RACIOCÍNIO ENTORNO DAS RESTRIÇÕES BIOMECÂNICAS/ANATÔMICAS DOS PADRÕES DE MOVIMENTO

Função postural diafragmática no controle da estabilização central do inner core (core profundo) e sua relação com assoalho pélvico, transverso abdominal e multífido lombar;
Função do complexo póstero-lateral do quadril (glúteo médio, glúteo máximo e TFL) e adutores na estabilização do joelho e quadril e sua participação na absorção de cargas de forma ativa;
Função da linha longitudinal profunda (bíceps femoral, eretor de espinha, tibial anterior e fibulares) em disfunções de joelho e tornozelo e na estabilização sacro-ilíaca e sua participação na absorção de cargas de forma passiva;
Os subsistemas oblíquos anterior (oblíquos externos e internos e adutores) e posterior (glúteo máximo, fáscia toracolombar e latíssimo do dorso) na função de estabilização articular e transmissão de forças entre membro inferior e superior.

– AVALIANDO UM SISTEMA DE MOVIMENTO E DESENVOLVENDO EXERCÍCIOS CORRETIVOS

Avaliando um sistema complexo: identificando padrões recorrentes e desenvolvendo um perfil funcional do cliente;
Promovendo parâmetros de controle relevantes ao sistema para obter uma melhor saída motora: dinâmica de exercícios em torno de regressões e progressões de movimento a fim de gerar novos recursos biomecânicos e neuromusculares no sistema nervoso.

Local do Evento:

InterCity Premium Salvador

Av. Tancredo Neves, 2227

Salvador – BA

www.intercityhoteis.com.br

Em alguns períodos as reservas realizadas diretamente no site do Hotel possuem tarifas menores, confira antes de reservar pelo telefone para contato/reservas: (71) 3038-7210

Datas:

24 e 25 de Maio de 2019

Horários:

– Das 8:30 h. às 17:30 h. (Sexta-feira)

– Das 8:30 h. às 15:00 h. (Sábado)

-> Tendo intervalo de almoço e coffee break

Carga Horária:

16 horas/aula - teórico / pratico

Investimento:

Valor parcelado: 09 x R$ 94,45 – (Iniciando em Dezembro/2018 e parcelando até Agosto/2019)

   ATENÇÃO: Após esta data, diminuiremos o número de parcelas.

Incluso:

– Serviço de café e água na sala

– Coffee break

– Apostila

– Certificado

Informações Extras:

  • 5% de desconto em cada inscrição indicada;
  • Valor diferenciado para quem já fez os cursos pela SENSOMED CURSOS;
  • Não é  permitido o uso de filmadoras, máquina fotográfica e gravadores no curso;
  • É necessário enviar comprovante do Depósito ou Transferência e o documento de comprovação de estudo.

OBS: Serão aceitos apenas: cópia da Carteira do Conselho Regional, boleto (pago) de mensalidade atual ou declaração original, atualizada (em papel timbrado, com assinatura e carimbo) da instituição de ensino.